PORQUE OS PENITENTES?

Como o CD, “Jonteilo, os Penitentes” leva a imaginação dos ouvintes a viajarem na imensa e variada riqueza popular que existe na região do Cariri, não no sentido apelativo, mas em sintonia com o ícone da região, naturalmente inserido na sua história, nada mais claro e sensato, como incentivador do resgate desse manancial de cultura, também levar um nome peculiar da região, “Os Penitentes”, aqui definido no sentido de disciplina, de luta, de defesa em prol de um objetivo maior, que no caso desse trabalho, é a Preservação, a Valorização e a Divulgação da nossa cultura.


Conveniente será, porém, como forma de conhecimento e melhor entendimento, fazer um breve histórico do que são os Penitentes, para que os ouvintes possam fazer uma analogia entre os Penitentes, grupo de católicos, tidos como seitas ou confraria leiga (não vem ao caso), e os Penitentes, nome dado ao trabalho ora apresentado.


Os Penitentes do Cariri, são homens simples, respeitáveis e pobres que no dia a dia trabalham na
agricultura. Eles fazem um espetáculo medieval pelas estradas da região, rezando e entoando um canto bonito de dor e compaixão, complementado pelo autoflagelo, num ritual que entra pela noite e vai até o amanhecer do dia. Esses grupos de pessoas fazem questão do anonimato e tem a penitencia, o autoflagelo, o suplício como uma catarse (purgação, purificação) que os torna puros dos seus pecados e alivia as suas dores e sofrimentos. Eles têm um código de vida que não permite exageros. Aquele que passar da conta, será punido pelo decurião, que é o penitente-chefe, o líder que determina o roteiro a ser seguido.


Concluímos, portanto, que o nome os Penitentes, o qual é alcunhado o grupo de católicos, é em razão deles se penitenciarem e rezarem em busca da salvação, fazerem sacrifícios para remissão ou expiação de culpas ou pecados e, os Penitentes do trabalho “Jonteilo, os Penitentes” é dado porque ele se penitencia, se esforça, é diligente, dar força na busca de pesquisas e estudos, para tentar resgatar e preservar, valorizar e divulgar a nossa cultura.


A idéia, portanto, é chamar a atenção para as potencialidades da região do Cariri como um todo e induzir a visitação de interessados em conhecer sua história e seus atrativos, divulgando pelo Brasil afora, promovendo assim, essa abençoada terra do Santo Padre.

Jonteilo