O TRABALHO JONTEILO OS PENITENTES

O trabalho é uma confissão de amor a terra, as histórias e tradições de um povo, com o intuito de servir como base para um trabalho de perspectiva maior junto ao povo brasileiro para fomentar a discussão e encravar na memória temas que envolvam a preservação da cultura popular de cada região do País e de mitos inseridos nesse contexto. Ele foi feito para transmitir a todos, a necessidade de se resgatar, conhecer, valorizar e divulgar as riquezas culturais de cada canto desse imenso País.


O trabalho aponta elementos fortes de religiosidade e manifestações populares de uma região do País, em especial o Cariri, e em particular Juazeiro do Norte, Terra do Patriarca do Nordeste, mas por ser Juazeiro uma cidade atípica e de pessoas de todos os recantos do País, conseqüentemente é um lugar que possui uma imensa e variada cultura popular, criando e originando suas próprias peculiaridades, que envolve e absorve um pouco de cada manifestação popular de cada ponto dessa imensa nação. É uma ferramenta para as novas gerações usarem como instrumento de comunicação, conhecimento e interação. Essas manifestações são mostradas nesse trabalho de uma maneira diferente sob vários aspectos:


- O CD é complementado com um álbum e o espetáculo

show, que envolve performances teatrais definindo e mostrando ao vivo pontos fortes dos elementos religiosidade e cultura popular.

- Esse misto de cultura-sacra enfoca ritmos e cantos clássicos populares com uma nova roupagem fazendo uma fusão entre o novo e o tradicional, o que o torna inédito.


- É também religioso, mas foge do tradicional sem ser gospel, piegas ou beato no sentido de ser cansativo e inaudível, além de ser místico, com visão futurística e doses de ficção, na tentativa de o tornar fácil e atraente para estudos e pesquisas.


- É vivenciado e apresentado criando expectativas e de forma que a junção do tripé musical ritmo, harmonia e melodia em sintonia com a letra, passeia dentro dos moldes atuais, se estendendo e universalizando-se numa linguagem jovem/adulto, causando uma abertura para apreciação e, conseqüentemente, para o conhecimento desses elementos.


- Não busca explicar os fenômenos e nem a concepção mística, mas mostra todo potencial da heterogeneidade dos elementos que compõem esse caldeirão cultural, que é essa região, contribuindo determinantemente para o seu conhecimento, valorização, preservação e divulgação.


- Mostra um patrimônio rico de tradições, crendices e cultura popular, para ser pesquisado, estudado e discutido, já que na análise das relações entre o homem e o meio, foi constatada a existência de grandes influências ambientais responsáveis pela formação e a evolução biológica e social do homem. Como diz o ditado: é a nossa cultura que produz e reproduz o mundo em que vivemos. Ela é capaz de criar e gerar um mundo novo.


- É uma fonte de inspiração na tentativa de induzir a uma maior contemplação de um povo para melhor compreensão da história social, sacro-cultural de sua região.


Finalmente, como as manifestações populares e religiosas dão lugar ao florescimento da cultura popular, que é o conjunto de crenças, tradições e costumes, os quais são transmitidos de geração para geração, concluímos que essa cultura reflete as atitudes e as idéias de uma sociedade. Assim sendo, arte e religião estão sempre relacionadas a estas manifestações folclóricas, o que nos leva a crer que esse trabalho é uma forma inédita de mostrar que o Cariri é cultura, com muita arte, talentos e atração, apesar de carente de uma política que faça o seu povo conhecer, se interessar e divulgar suas ricas e variadas manifestações culturais, e, portanto, retratar a história de um povo, o que aqui é feito através de uma linguagem musical e teatral, com potencial de se enveredar por aí. Deixo assim, as sábias palavras que um dia ecoou de um sábio: “A arte não é um instrumento de educação, é a própria educação. Saber significa sentir o sabor das coisas. É preciso Ser, Ter, Saber, e Aprender”. Diante de tudo isso, vemos que através das artes as pessoas são levadas ao conhecimento.



Jonteilo