segunda-feira, 1 de junho de 2009

■ ZUNZUNZUN CULTURAL 2


QUAL É A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A MÚSICA?

Carlota Simões - Há muitas relações. Podemos analisar uma relação da matemática com a música se formos às freqüências, aí entra a matemática e a física. Na afinação de um instrumento entra a aritmética, porque numa afinação as notas obtém-se multiplicando números fracionários pela nota anterior. Entra a Teoria de Grupos se quisermos pensar na composição.

CH - Em termos práticos como é que um músico usa a matemática?

C.S. - Usa muitas vezes sem saber. O pensamento musical é muito parecido com a matemática. Trabalha muito com a abstracção e com a organização. No caso da música com sons e ritmos, no caso da matemática com a organização de rectas, linhas planos e espaços. Há uma maneira de pensar que é semelhante.

CH - Porque é que usamos 12 notas musicais?

C.S. - Usamos porque calhou. Há culturas que utilizam outro tipo de escalas. Temos escalas orientais com cinco notas. A maior parte das culturas reconhece a harmonia na oitava mas nem isso é regra, há povos aborígenes que nem isso reconhecem. É uma questão mais cultural. CH - Diria que é impossível música sem matemática?

C.S - Se pensarmos nos povos primitivos a música é muito telúrica, é quase instintiva. Sai-lhes do corpo, não passa pelo mental. Sim, posso pensar na música sem matemática nesses povos que usam a música como um fenómeno de transmissão de emoções.

CH - Que mensagem quer transmitir hoje?

C.S. - Quero transmitir que é bom para um matemático saber música. Aliás é bom para todas as pessoas saber música e um bocadinho de matemática, ou pelo menos ter o pensamento estruturado. Amanhã vou mostrar pontes entre a matemática e a música mas não só. Vou mostrar como aparecem inesperadamente números em certas composições musicais e apresentar um jogo de música inventado por Mozart (que é uma caixa de surpresas) através do qual se consegue chegar à idade da Terra e ao tamanho da nossa galáxia.

Ciência Hoje

CURIOSIDADES

A ORIGEM DOS NOMES DAS NOTAS MUSICAIS

Guido D`Arezzo era um teórico musical e monge beneditino que viveu na Itália entre os anos 995 e 1.050. Percebendo que alguns estudantes tinham dificuldade de aprender as notas musicais, ele resolveu dar nomes a elas. Usou então as primeiras sílabas da primeira parte de um hino latino para São João, numa escala ascendente. As sete linhas eram: “UT queant laxis/ REsonare fibris/ MIra gestorum/ FAmuli tuorum/ SOLve polluti/ LAbii reatum/ Sancte Iohannes.”

ÍNDIA É MAIOR PRODUTORA DE CINEMA

A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.
Até breve